Abordagem especializada e lúdica para promover o desenvolvimento emocional saudável das crianças.
O atendimento psicológico infantil é uma abordagem especializada que se concentra nas necessidades emocionais, cognitivas e comportamentais das crianças. Através de técnicas lúdicas e adaptadas ao universo infantil, ajudo a criança a expressar seus sentimentos, desenvolver habilidades socioemocionais e superar dificuldades.
Na infância, as crianças estão desenvolvendo sua personalidade, aprendendo a lidar com emoções e construindo as bases para relacionamentos saudáveis. A terapia pode ser um espaço seguro onde elas aprendem a compreender e expressar seus sentimentos de forma construtiva.
Meu trabalho é sempre realizado em parceria com os pais ou responsáveis, pois entendo que o envolvimento da família é fundamental para o sucesso do processo terapêutico infantil.
Através do brincar, as crianças expressam seus sentimentos e desenvolvem recursos emocionais
O processo terapêutico infantil tem características específicas para atender às necessidades das crianças:
Primeiro encontro para conhecer a história da criança, compreender suas necessidades e coletar informações importantes.
Sessões focadas em estabelecer vínculo e confiança, conhecer a criança e iniciar o processo terapêutico de forma lúdica.
Sessões regulares utilizando jogos, desenhos e atividades adaptadas à idade da criança e aos objetivos terapêuticos.
Encontros regulares com os pais para orientações e acompanhamento do progresso da criança, garantindo a continuidade do trabalho.
O envolvimento dos pais ou responsáveis é fundamental para o sucesso da terapia infantil. Os pais são parceiros no processo terapêutico e participam ativamente de diferentes formas:
Compartilham observações sobre o comportamento da criança em diferentes contextos, facilitando a compreensão das questões.
Aplicam em casa as orientações e estratégias discutidas nas sessões de orientação, garantindo consistência.
Oferecem apoio emocional contínuo à criança, potencializando os benefícios da terapia.
Na terapia infantil, utilizo diversas técnicas e recursos adaptados ao universo das crianças:
Utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras como meios de expressão emocional e desenvolvimento de habilidades. Através do brincar, a criança comunica seus sentimentos e conflitos de forma natural.
Uso de desenhos, pinturas, colagens e outras expressões artísticas como forma de autoexpressão. A arte permite que a criança manifeste sentimentos difíceis de expressar verbalmente.
Narrativas terapêuticas e contos que ajudam a criança a compreender situações, lidar com emoções difíceis e desenvolver recursos para enfrentar desafios de forma simbólica.
As abordagens são sempre adaptadas à idade, personalidade e necessidades específicas de cada criança, respeitando seu ritmo e singularidade.
Conheça mais sobre Psicologia InfantilA terapia infantil pode proporcionar diversos benefícios para o desenvolvimento saudável da criança:
Capacidade de identificar, expressar e regular emoções de forma saudável, desenvolvendo inteligência emocional desde cedo.
Melhora na capacidade de interagir com outras crianças e adultos, desenvolvendo empatia, cooperação e habilidades de comunicação.
Fortalecimento da confiança em si mesma e do senso de valor próprio, fundamentais para o desenvolvimento saudável da personalidade.
Diminuição de comportamentos problemáticos, ansiedade, medos excessivos e outras dificuldades emocionais e comportamentais.
Aumento da capacidade de concentração, motivação para aprender e habilidades cognitivas, facilitando o processo de aprendizagem.
Capacidade de lidar com frustrações, superar desafios e adaptar-se a mudanças, habilidades importantes para toda a vida.
"Quando ajudamos uma criança a desenvolver recursos emocionais saudáveis desde cedo, estamos investindo em sua saúde mental futura e em todo seu potencial de desenvolvimento."
A infância é um período fundamental para o desenvolvimento da saúde mental. Ofereça ao seu filho o suporte emocional que ele precisa para crescer de forma saudável e feliz.